quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Seria cômico se não fosse comigo


Mais uma bela manhã em Lisboa. E aqui não há ironia alguma porque, mesmo com o frio, o Sol fingia ser verão no céu mais perfeito que já vi.

Vou pegar meu carro alugado para o Reveillon, que parei na rua na noite anterior. Abro o carro e logo vejo o proprietário de uma loja de motos, do outro lado, gritando comigo:

- Ah, finalmente chegou...

- Aconteceu alguma coisa?

- Ninguém aqui pode trabalhar por sua causa! Você não viu a placa!

Olho para trás e realmente percebo uma placa (aliás, duas) dizendo que trata-se de uma área exclusiva para motos, entre as 8 da manhã e 6 da tarde. Logo me desculpo, como qualquer um faria:

- Mil desculpas, realmente eu não tinha percebido, foi uma falha, desculpa mesmo atrapalhar vocês.

Ele me escuta, mas parece não registrar.

- Ninguém trabalha aqui por sua causa!

- Eu sei...Tô vendo agora, realmente vocês têm razão, eu peço mil desculpas, mil desculpas mas não vi a placa.

- Não viu? Você tá cego?

- Se eu tivesse visto, teria tirado meu carro antes das 8 da manhã. Desculpa. Eu não vi mesmo.

Daí vem a provocação:

- No Brasil vocês não têm isso, não?

- Sim, temos, mas eu realmente não vi.

Sem me dar chance de resposta, ele continua:

- É, acho que não existe não.

- Existe. Mas lá também existe se desculpar por um erro que você cometeu. Por isso tô pedindo desculpas.

Neste momento, acho que a discussão finalmente vai ter fim. Mas ele não desiste fácil:

- A gente aqui sem trabalhar! Você não trabalha pelo jeito, né?!

- Trabalho sim, numa empresa portuguesa, inclusive.

- Então tá atrasado porque são 10 da manhã!

- Sim, são 10 da manhã mas eu não tenho hora certa pra chegar.

- Ah, não tem hora pra chegar. Eu queria um trabalho assim!

Eu, que sou mané mas não sou burro, neste momento já entrei no carro e travei as portas. Então abro a janela e digo:

- Da próxima vez, você estuda.

E assim escrevo mais um capítulo na guerra dos brasucas mal-educados X tugas mal-humorados. Que, no fim das contas, é só uma questão de ponto de vista.

8 comentários:

Emilia disse...

marcolito
seria cômico nada... mesmo que não fosse com vc...
mas vc fez sua parte. fala pra ele que vc é italiano, dá uma passaportada na cabeça dele, porque em termos de subdesenvolvimento, pelo menos a Itália não foi colônia (risos). e pelo menos não destruiu o Brasil, deixando uma herança que ainda vamos levar mais uns 1500 anos pra consertar...
e ainda bem que vc é branquinho!!! imagina, imagina só, se apesar do seu passaporte vc fosse mestiço? tá vendo, dar uma de pollyanna as vezes pode aliviar a dor.. (risos)
beijos!

João Braga disse...

É palais.

Anônimo disse...

mestre

rebel rebel disse...

genio... vou copiar no meu bloquinho para as respostas... genio como sempre pernuchoooooooo'
'

saudadinha

vou acompanhar mais teu blog e atualizar o meu rebel rebel

bjks

R.

Anônimo disse...

tem que ser curintiano...
oh racinha...

Anônimo disse...

Fodido! Demais! Chupa, bacalhau!

Pedro disse...

Hahahahaha.
Muito bom.

Abs.

Anônimo disse...

Fiquei imaginando a cara de bunda do portuga! Sensacional! Essa foi melhor q a minha mae q cuspiu na cara de um sujeito depois de uma discussão parecidissima. Bjao, Marcao!