quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dica de Viagem I


Quando em Nova Iorque, não deixe de visitar a Berta Brasil Boutique. Era o que dizia um comercial muito tosco que vivia passando na TV, quando o dólar valia algo como 1 ou 3 milhões de cruzados novos.

Lá era o lugar perfeito para encontrar modernidades tecnológicas como aparelhos de fax (não uso a palavra faxes nem a pau), disquetes flexíveis e até telefones sem fio, que eram a febre do momento (odeio a palavra febre também).

O comercial ainda prometia que você seria tratado com o bom humor e simpatia dos brasileiros, e nos convidava até a tomar um típico cafezinho brasileiro na loja. Para fechar, dizia algo como: “um pedacinho do Brasil no coração de NY”.

Contei toda esta lengalenga só para poder plagiar à vontade. O que eu diria para alguém que fosse visitar Portugal, seria: Quando em Lisboa, não deixe de visitar o Meninos do Rio.

O lugar, que eu já citei aqui, é o que chamam de esplanada. Um bar/restaurante à céu aberto, em bom português brasileiro. Fica na beira do Tejo, com vista para o Cristo-Redentor-Anão do outro lado e para a ponte 25 de abril, a Golden Gate de Portugal.

O nome refere-se obviamente ao rio Tejo, mas também ao fato dos donos serem do Rio de Janeiro. E aí é que entra o “pedacinho brasileiro em Lisboa”. Lá, ninguém vai ter a coragem de te servir um chopp a temperatura ambiente dizendo que na Europa é assim mesmo. Podem até chamar de imperial, mas tem que vir gelado. E, apesar do serviço não ser dos mais rápidos, rola aquela simpatia (em geral) que a gente está acostumado.

Num dia de Sol, poucos cenários são tão bonitos quanto aquele. E mais perfeito ainda é ter tempo para esperar que ele se ponha. A comida é média, nada de incrível, sobretudo num lugar onde qualquer tasquinha serve pratos de lamber os beiços. Mas você nem vai ligar muito pra isso.

Sem dúvida, era um dos meus lugares favoritos pra tomar um chopp no meio da tarde. Vai por mim que vale a visita. Quanto ao cafezinho, não sei se é tipicamente brasileiro ou não, porque nunca tomei. Quando chegar a hora de pedir a conta, deixe de viadagem e troque o café por outro chopp gelado. E, se voltar dirigindo, cuidado com os trilhos.

Nenhum comentário: